sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Revelação de fotografias a preto e branco

Num mundo cada vez mais digital, terás aqui a oportunidade de voltar uns anos atrás e aprender a revelar fotografias a preto e branco. Este é um workshop muito prático e onde aprenderás diversas técnicas úteis. Há hipótese de haver repetição, para outro conjunto de 8 caminheiros, no Domingo (aguardamos confirmação).
Deves mandar a tua inscrição para geral@escoteirosdesintra.org.


Workshop -
Fotografia de reportagem em formato analógico
Responsável - Gonçalo Morais
Objectivos - Introdução aos aspectos técnicos e históricos fundamentais da fotografia de reportagem e processamento analógico (exposição, revelação e ampliação)
Descrição - No início do workshop vão ser introduzidos os aspectos técnicos fundamentais para uma correcta exposição e manuseamento de máquinas fotográficas analógicas manuais (ou em modo manual) e funcionamento mecânico das mesmas. haverá uma componente práctica, onde os participantes irão fotografar sem rolo (o tempo irá variar conforme a proficiência dos participantes). De seguida será discutido um conjunto de fotografias de reportagem cujo impacto as rotulou como ícones deste tipo de fotografia.Posto isto, serão entregues aos participantes um conjunto de rolos fotográficos com o objectivo de procederem à reportagem fotográfica da actividade. Será ainda pedido a cada um dos participantes que faça um esboço em papel da fotografia, no seu entender, mais marcante de todas as que registou.
No fim do dia serão revelados todos os rolos expostos, após uma explicação do processo de revelação, juntamente com a explicação do processo (similar) de ampliação.
Quando houverem condições materiais, proceder-se-à à realização das provas de contacto e ampliação de algumas fotografias que se destaquem (por votação).
Um conjunto de fotos escolhidas por todos serão digitalizadas directamente do negativo e colocadas na internet em sítio a indicar.
Participantes – 8 caminheiros
Duração – todo o dia
Horário - Sábado 11:00 ás 19:00 e Domingo
Preços – 20 €
Material necessário - uma máquina analógica por elemento

Sem comentários: